segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Genética: genes, hereditariedade e variação dos organismos



Bem, como já todos devem saber, a genética é uma ciência “jovem”, descoberta no início do Séc. XX. Com nomes entre William Bateson,Thomas Hunt Morgan, Alfred Sturtevant, entre muitos outros. Mas devemos esta ciência a um homem visionário que em 1865,a partir de estudos com ervilhas, reduziu as questões de hereditariedade ao mais simples, permitindo-o assim criar as primeiras teorias sobre genética, as Leis de Mendel. Este senhor chama-se Gregor Mendel. Pois bem, isto tudo é muito bonito, mas sem os conceitos básicos sobre genética, o pessoal não vai a lado nenhum, por isso resolvemos ajudar-vos e pôr aqui uns quantos.

Cariótipo → Conjunto de cromossomas de cada célula de um organismo.

Herança Biológica (hereditariedade) → Transmissão das informações genéticas de pais para filhos durante a reprodução.

Genes → Seguimento da molécula de ADN que contém uma informação codificada para a síntese de uma proteína.

Genótipo → Constituição genética de um indivíduo que em interacção com o meio ambiente determina suas características, no homem 23 pares de cromossomas (22p de autosomas e 1p de heterossomas)

Genoma → Toda a informação hereditária de um organismo que está codificada no seu ADN.

Fenótipo → Características ou conjunto de características físicas, fisiológicas ou comportamentais de um ser vivo.
Cromossoma → Cada um dos longos filamentos presentes no núcleo das células eucarióticas, constituídos basicamente por ADN e proteínas.
Cromossomas Homólogos → Cada membro de um par de cromossomas geneticamente equivalentes, presentes numa célula diplóide.

Homozigótico → Indivíduo em que os dois genes alelos são idênticos.

Heterozigóticos → Indivíduos em que os dois alelos de um gene são diferentes entre si.

Genes Alelos → Genes responsáveis pela determinação de um mesmo caracter.

Gene recessivo → Gene cuja característica não aparece expressa, no estado heterozigótico.
Só produz a sua característica quando o seu alelo está presente nos dois pares de cromossomas homólogos (arranjo homozigótico), e só se manifesta na ausência de seu gene contrário " dominante."
Gene dominante → Gene que no estado heterozigótico se expressa com predominância sobre a expressão do gene recessivo. Um indivíduo heterozigótico carrega consigo dois alelos diferentes do mesmo gene.


Antes de terminar este post queremos transmitir que esta prática de colocar os significados de palavras menos utilizadas no dia-a-dia vai passar a ser contínua, ou seja, no fim de cada intervenção vamos deixar alguns conceitos formando assim uma espécie de “mini dicionário” para tentar facilitar a consulta.
E pronto, espero que vos ajude a compreender melhor esta “coisa” que é a genética!

Um bem-haja para todos

Grupo C2