sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Alimentos Transgénicos: Perigo ou Inovação?

Bem, chegou a hora de começarmos a falar de temas dentro da genética mais a polémica e a controvérsia entre a sociedade e a comunidade científica!


Comecemos pelos alimentos transgénicos, que para quem não sabe, são alimentos geneticamente modificados com aplicação em muitas áreas, mas a agricultura é o sector que mais tem explorado o assunto. Pode-se fazer o controlo de pragas agrícolas, climas mais adversos, etc. Ora como todas as coisas, os “transgénicos” têm o seus argumentos a favor e o seus argumentos contra, mas com tendência a cair pó contra.


Nos argumentos a favor, temos factos como o problema da subnutrição no mundo, onde defensores dos transgénicos afirmam que a indústria biotecnológica pode introduzir na constituição de culturas agrícolas nutrientes importantes para fornecerem uma alimentação mais completa às populações.


Nos argumentos contra, factos como a instabilidade molecular e o facto de, uma vez lançados no ambiente, se tornarem incontroláveis, são o principal argumento contra. As dúvidas levantam-se também sobre os efeitos secundários destes organismos e as consequências que podem provocar na saúde humana.


É claro que os argumentos contra tem mais força, isto porque a sociedade ainda está desconfiada em relação a estes alimentos “alienígenas”. Os especialistas em saúde aconselham que enquanto as empresas não garantirem a segurança e a qualidade relativamente a estes alimentos, devemos evitar a sua compra e o seu consumo.


Apesar de vários países reconhecerem os benefícios da biotecnologia, a maioria não a pratica. Porque a maioria dos governos não terem vontade de gastar dinheiro em pesquisas. Os EUA e muitos outros já decidiram aceitar o cultivo de transgénicos e, como não têm certezas, estão (quase) a obrigar os outros países a cultivarem este tipo de alimentos, caso se verifiquem as piores perspectivas climáticas. Em Portugal, já é utilizada a agricultura transgénica e alguns alimentos já circulam no mercado.


Opinião do grupo:

Nenhum dos elementos do grupo C2 apoia o consumo a 100% de transgénicos, mas também não pomos de parte essa hipótese, porque o futuro do planeta é incerto. Mas da maneira como isto anda, não tarda estarmos a precisar de culturas transgénicas, mas visto que cada um come o que quer, fica ao seu critério “merendar”, digamos assim, alimentos transgénicos.

11 comentários:

Unknown disse...

olá e muitos parabéns, por um trabalho que apesar de estar apenas no princípio já desperta a atenção de todos nós.

é muito importante que jovens como vocês mostrem a importância que a Genética vai ter no futuro e esperemos que marquem a diferença.

tudo de positivo e continuem o bom trabalho!!

Ana Pinto

Anónimo disse...

Olá!
Eu concordo com vocês. Ainda pode ser cedo para comermos trnagénicos, mas quem sabe se um dia não iremos precisar deles?
Quando todas as respostas dos argumentos contra estiverem respondidas, aí sim, apoio os trangénicos a 100%
Bom trabalho ;)

Deméter disse...

realmente também não acho certo que a nossa alimentação seja completamente à base de trangénicos visto que ainda não há necessidade disso. Mais tarde, quem sabe.
Não posso deixar de comentar as vossas imagens! São brutais, não sei onde é que as arranjam. Têm tudo a ver com os temas e são muito coloridas e chamativas. Muitos parabéns!

Rita

Anónimo disse...

Tá muito bom o blog, até têm uma votação e tudo hein? Very professional indeed

Unknown disse...

muitos Parabéns!

o Blog está com uma estrutura muito apelativa para quem não tinha conhecimento do tema.

penso que através dos vossos textos e imagens qualquer pessoa consegue compreender e aprender o minimo sobre Genética.

aguardo novidades brevemente!

BOM Trabalho :-)

Cristi...

Stefan Ferreira disse...

Os transgénicos iram ser essenciais no mundo de agora em diante, além de podermos ''desenhar'' um alimento que dê mais nutrição, uma maneira eficaz de acabar com a fome a nível mundial. Mas o eterno problema é sempre '' Será seguro? '', eu acredito que haja pessoas que tenham desconfiança da ciência e existem estes '' grupos verdes '' que acabam por ser crianças rebeldes que destroem as propriedades de outros ( Como aconteceu alguns meses atrás a um campo de milho transgénico. Infelizmente como a nossa justiça é uma piada, eles acabaram por não pagar nada...) A mente humana é falsamente influenciada por ideologias sem nexo que têm como objectivo deitar abaixo ramos da ciência tais como engenharia genética.

Anónimo disse...

Olá!

Antes de mais quero-vos dar os parabêns pelo vosso blog, e que continuem a fazer um bom trabalho.
Não tenho ainda um opinião bem formada sobre os trangénicos, mas será que os alimentos trangénicos são a solução para os problemas de subnutrição em alguns países?

Pode parecer desparatado, mas um dia mais tarde, quando olhar-mos para trás já nada é como conhecia-mos, não passa de manipulações

Anónimo disse...

Como vocês proprios aqui afirmam estes produtos “alienígenas” trazem muitos maleficios pra saude da populaçao humana, mas infelizmente é o que agora nos fornecem como alimento e isso nao podemos mudar. Ou comemos o que nos oferecem (produtos trangenicos) ou nao nos alimentamos.

Agora falando da qualidade do texto: acho que está bem escrito. Percebe.se como facilidade o que se quer transmitir.

Beijinhoos continuem assim e puderão tirar uma boa nota =)

Sofia disse...

Quantas vezes a nossa humanidade não teve de ultrapassar estas inseguranças para evoluir?
Quantas MIL vezes a ciência não falhou para encontrar UMA solução para UM grande problema?

Não pudemos ser inflexíveis. Temos de aprender com os erros e superá-los para melhorar o mundo em que vivemos.
Se é cada vez mais difícil encontrar uma solução completamente segura para (tentar) acabar com a fome, então não nos resta alternativa - enveredar por um caminho menos certo. Se esse caminho são os transgénicos, deveríamos então dar-lhes o benefício da dúvida em vez de um "não" implacável. Contudo, há que ter em atenção que eles não responderão a todas as nossas necessidades - é necessário encontrar mais alternativas, até porque apostar demasiado em apenas uma nem sempre (ou quase nunca) se revelou uma boa opção, e não queremos, com certeza, arranjar um problema ainda maior do que aquele que foi solucionado…

E agora, não podia deixar de dizer que a imagem está um MÁXIMO! xD

Anónimo disse...

Concordo com a vossa opinião.
Talvez por enquanto não seja preciso comermos alimentos transgénicos mas tal como voces dizem, o futuro é algo incerto.
Provavelmente, nesse mesmo futuro incerto, as tecnologias vão evoluir ainda mais e essas questões que agora estão por resolver nos argumentos contra, ficarão mais esclarecidas e permitirão-nos usufruir de alimentos transgénicos sem tantos problemas.
Não sou contra, mas ainda não sou totalmente a favor. Quem sabe um dia ..
Bom trabalho! :)
Ah, já agora, as vossas imagens são excelentes, bastante coloridas e apelativas. ;)

Pedro Verdelho disse...

Para começar, parabéns pelo vosso blog! Está bem estruturado, implementando uma boa preparação aos leitores para que estes percebam os temas tratados com facilidade. Gosto também do modo como abordam os temas, mas queria chamar-vos a atenção aos erros de sintaxe e a alguns ortográficos que por aí andam. Em relação a este post especificamente, concrodo plenamente convosco, ainda que a imagem não esteja bem relacionada com o tema, pois os as frutas representadas no desenho êm aquela forma apenas porque cresceram num meio que a proprorcionou, sendo uma alteração apenas física e não genética. Ainda assim, parabéns e continuem com o bom trabalho!
Pedro Verdelho