quarta-feira, 1 de outubro de 2008

O conceito para "totós"


Antes de começar a falar de temas mais expecificos convém explicarmos o conceito de Engenharia Genética mas de uma forma simples.

A Engenharia Genética é basicamente uma forma de manipular os genes num ser vivo, essas manipulações são feitas em laboratórios com o objectivo de aumentar as mais variadas capacidades como por exemplo mudar a cor de um alimento para uma mais atractiva, aumentar a área de uma plantação de batatas, entre outras.

Esta Manipulação Genética é feita devido a utilização de algumas enzimas (ADN Polimerases, Ligases etc.) que fazem com que se possam fragmentar moléculas de ADN e colocar outras com genes que levam a modificação da mensagem genética, este processo leva as alterações faladas anteriormente.

Mais a frente iremos falar de vários assuntos polémicos em redor das manipulações feitas em animais e plantas.

17 comentários:

Anónimo disse...

acho o blogue muito interessante e de certeza estarei antento a mais novidades.
espero que nao levem a mal, é só mesmo para o vosso bem. quando vocês dizem "explicar-mos" esta palavra não leva o hífen.
Bem, espero que corrijam este pequeno erro e que não levem esta pequena correcção a mal!
muitos parabéns.

Anónimo disse...

Deveras muito interessante este blog, continuem assim, estarei atento a mais novidades

Anónimo disse...

nao sou muito totó porque até konsegui entender o konçeito mas ainda fikam muitas perguntas no ar que espeo que konsigam responder a nós leitores.
e um tema que faz kom que haja na kabeça das pessoas muitas perguntas.
seram esses alimentos trangénikos bons para a nossa saúde?
kontinuem assim a imformar os leitores!!
beijinhos

Anónimo disse...

mt fixe ;)

Anónimo disse...

Supostamente todo o conceito de poder manipular os alimentos é com o intuito de os melhorar e aperfeiçoar mas tal como é normal em todas as ciências que ainda não estão devidamente aperfeiçoadas, estes alimentos ainda não têm 100% de garantia... Ate porque tal como podemos notar, estes não igualam os produtos naturais nem em sabor nem em qualidade..
Acho que para que este conceito siga em frente ainda muitos estudos vão ter que ser feitos em seu prol.. e este é apenas um dos passos a dar... a partir daí poderá mais facilmente passar para o uso desta ciência no humano.

Boa sorte para o blog.. Vou passando de vez em quando para ver as novidades :)

Anónimo disse...

Já no 2º post! Muito bem!!!
Explicaram muito bem o conceito de Engenharia genética.
Já agora, adorei a imagem.
Continuação de um bom trabalho.

Anónimo disse...

Acho que apesar de ser interessante ver este trabalho, devo informar que sou de acordo com estas utilizações da engenharia genética.

Todos estes instrumentos de manipulação de genes, devem ser controlados a fim de nos ajudarem a prevenir de doenças graves, a ajudar em doenças crónicas, a ajudar a restablecimento orgânico, físico e mental de cada pessoa, e não mudar a cor de uma maçã ou banana porque ao natural é feio.

Acho importante falarem sobre estas polémicas de alterações de genes nos animais e alimentação orgânica pois como em outros exemplos de genes, um dia podemos deixar de ter controlo sobre estes que injectamos nos organismos vitais de um ser vivo.

Peço que tenham em atenção este pormenor, pois a realidade social está a tornar proporçoes adversas aquelas esperadas. E em vez de avançarmos um passo que seja para a frente a nível de genética, avançamos sim um passo a frente hoje, que nos custa dez para trás nos dias de amanhã.

Um Abraço

Anónimo disse...

Estão de parabéns porque conseguiram explicar bem do que se trata o vosso tema sem grandes testamentos.

Estou curiosa para ver o que se segue do vosso trabalho e espero que vos corra tudo bem. =)

Anónimo disse...

Muito Boa Noite Estudantes e Leitores;

Desde já gostava de felicitar os mentores deste projecto de divulgação da genética. Como estudante superior de genética, penso que nos dias de hoje é importantissimo promover e informar de uma forma gratuita e facil este assunto que em portugal pouco ou nada de fala junto das populações mais jovens.

um bem haja a todos e continuação de um bom trabalho nesta área.

Cristiana Vaz

Anónimo disse...

acho que consegui peceber bem o que e a engenharia genética.

continuação de bom trabalho

Stefan Ferreira disse...

Bastante interessante e informativo. A engenheira genética é um ramo da ciência que se vai tornar fundamental e principal no futuro, ou seja, deste século até aos próximos. O problema com a engenheira genética são basicamente os membros do foco religioso e os grupos '' verdes ''. Mas o que se pode esperar? As pessoas têm medo de tudo que é novo e inventam desculpas para o evitarem. O mesmo se passa com a clonagem, embora se possa clonar animais, não vejo qual é a razão nos humanos. Existem milhares, milhões, que com a clonagem poderiam ter novos órgãos sem a necessidade de um doador e isto não avança devido à '' Ética científica ''

Anónimo disse...

Muito bem. Estou aficar orgulhosa dos meus meninos. É mesmo isto que se pretende. Agora é só continuar.
A vossa professora de Biologia
Teresa Hilário

C1 disse...

blog muito bem produzido gostei bastante.
espero que venhamos a trocar ideias entre nós ja que tems blogs sobre o msm tema.
BOa SOrte PEssoal!

Anónimo disse...

Dei este tema no meu 10º ano! =)
Acho um tema interessante apesar de ser da opinião que os vegetais (por exemplo) naturais, isto é, sem serem alterados geneticamente, são os que fazem melhor a saude. Mas espero que com este trabalho me façam mudar de opiniao ;)

Virei aqui mais vezes =)
Beijinhos!

Anónimo disse...

Gostei da abordagem mais simples, para dar a conhecer melhor o vosso tema. Estou ansiosa pelo desenvolvimento do vosso trabalho, pois este tema levanta questões muito polémicas. Continuação de um bom trabalho !

Tânia disse...

Acho que o blog está a ficar bastante interessante, e vou passar a vir cá mais vezes dar uma espreitadela, e trocar opiniões. Beijinhos.

Anónimo disse...

Olá
Só queria dizer-vos que estãoa fazer umoptimo trabalho..Um beijinho especial para o Pedro Quina... E so quero 18 este ano!!!