segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

As suas Aplicações...


Durante os próximos dias colocaremos no blogue algumas das importantes aplicações da engenharia genética nos nossos dias (ultrapassando os OGM's anteriormente mencionados).

Hoje o Tema é as Imperssões Digitais Genéticas, este processo consiste em retirar uma amostra de DNA e apartir do mesmo através de algumas técnicas que o isolam e o cortam em porções permite obter uma espécie de código de barras (de genes) que é diferente em cada indivíduo.

Este "código" é bastante importantes em casos policiais, por exemplo se existe uma gota de sangue deixada pelo ladrão apartir de esta técnica é possivel descobrir quem é o ladrão (tendo suspeitos e fazendo testes até os resultados "baterem certo") uma técnica bastante vantajosa mas não muito utilizada.

O desinteresse por esta técnica é em alguma parte monetário pois pode-se fazer o teste a inúmeros suspeitos até o culpado ser encontrado.

Estas imperssões também são importantes em testes de partenidade pois nos "códigos" as barras do filho têm de vir do pai ou da mãe, portanto apartir daí se consegue ver se determinada pessoa é progenitor ou não de uma determinada criança.


Pergunta que vos deixamos:

"Estudos recentes provam que apenas uma impressão digital ainda que não reconhecivel possa ter quantidades de transpiração ou gordura humana suficientes para construir a 'DNA fingerprint' (o famoso código de barras)". Será este desenvolvimento um passo em frente no combate á criminalidade, ou apenas algo muito dispendioso cujos gastos não se justificam nestes casos?

No próximo post iremos falar acerca de outra aplicação da engenharia genética FIQUEM ATENTOS!

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem, quanto à questão que aqui põe, eu penso que tudo o que se pode fazer no cambate à criminalidade é bom. Sim, pode ser dispendioso, mas também pode ajudar a apanhar um criminoso.