quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Notícia: Gripe das Aves, vacina descoberta


Cientistas japoneses afirmaram hoje ter encontrado uma vacina que pode funcionar contra eventuais mutações do vírus da gripe das aves

"Testamos a vacina num rato sobre o qual foram implantados genes humanos e a experiência confirmou que o tratamento funcionou mesmo no caso de mutação do vírus", anunciou Tetsuya Uchida, investigador no Instituto nacional das doenças infecciosas.

As vacinas habituais contra a gripe apoiam-se na proteína que abrange o conjunto dos vírus, mas esta proteína é frequentemente sujeita a mutação, tornando a vacina ineficaz.Por conseguinte, os investigadores japoneses basearam a sua vacina em proteínas internas ao vírus, que têm pouca tendência a sofrer mutações, explicou Uchida.Os investigadores trabalharam com base em diferentes vírus de gripe, nomeadamente sobre o vírus altamente patogénico H5N1 da gripe das aves.

Uchida revelou que serão necessários anos para tornar esta vacina utilizável, devendo realizar-se testes intensivos em ratos e outros animais para verificar a sua segurança, antes de efectuar experiências em homens.

Esta investigação foi realizada em conjunto por especialistas do Instituto nacional, da Universidade de Hokkaido, da Universidade Médica de Saitama e pela empresa de química NOF, baseada em Tóquio.Tentativas similares de desenvolvimento da vacina, atacando o interior do vírus em vez do seu conjunto, estão também em curso na Universidade Oxford (Reino Unido), acrescentou Uchida.

Esta descoberta pode permitir evitar uma pandemia se o vírus H5N1 da gripe das aves sofrer uma mutação para se transmitir de homem para homem, uma hipótese que provoca o receio de milhões de mortos por parte Organização Mundial da Saúde (OMS).

Opinião do grupo

Bem, nem tudo o que a engenharia genética faz é criar OGMs, e o resultado é esta vacina que poderá salvar milhares em todo o mundo se for desenvolvida, visto desde 2003, ano em que o surto apareceu, já vitimou 250 pessoas. Muitos de nós não sabem, mas foi graças a avanços tecnológicos de engenheria genética,que nos permitem hoje em dia ter vacinas.

Pergunta que vos deixamos:

"Como seria o mundo sem meios de prevenir doenças como as vacinas, se por questões éticas, sociais ou politicas, não fosse permitido aplicar a engenharia genética?

P.S- E para quem queira ler o artigo todo, aqui está o link:
http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=385034&visual=26&tema=2




2 comentários:

Anónimo disse...

Seria um mundo bastante complicado, de facto. Mas aí é que está. Acho que a Engenharia Genética tem que ser utilizada apenas para o bem comum. Quando só nos traz vantagens e não há consequências graves no ambiente que nos rodeia!
E já agora, passem pelo nosso blog para fazer um comentáriozinho...
Rita

Anónimo disse...

Não sei se quereria viver nesse mundo, pois estar exposta a muitas doenças não é nada agradável! Mas as vacinas só nos ajudam, não penso que hajam pessoas contra elas. De facto, as vacinas fazem a diferença!